PAI, MÃE, VAMOS BRINCAR?

DO LATIM CREARE, que significa “produzir”, “erguer”, a palavra criança traz um dos principais sentidos da infância em sua etimologia. E é por meio das brincadeiras que as crianças mais constroem seus mundos.

Brincar é mais do que uma maneira de se divertir e traz inúmeros benefícios, como explica Tatiana de Azevedo Camargo, coordenadora de projetos do Museu dos Brinquedos: “A brincadeira é a forma que a criança usa para representar sua visão do mundo adulto. É nela que os valores são primariamente reproduzidos e trabalhadas habilidades motoras e de liderança e interatividade”.

Aos pais, cabe garantir o momento da brincadeira. “Reservar um tempo para brincar com os filhos deve ser uma obrigação para pensar já no momento em que a pessoa se dispõe a se tornar pai ou mãe”, diz Tatiana. Para ela, a hora da brincadeira é tão necessária quanto a hora de tomar banho ou almoçar.

E como os pais pode administrar o tempo para dar conta de encaixar essas atividades em sua rotina? Escolher uma brincadeira que seja simples, que não bagunce demais a casa nem exija muitos acessórios pode ajudar. Veja a seleção da Canguru de sete jogos com esse perfil e que podem divertir mesmo em poucos minutinhos.

#1 ADEDANHA

Além de divertida, essa brincadeira ainda é educativa, já que ensina novas palavras para as crianças e as estimula a utilizar as que já conhecem. Uma letra é definida e os participantes precisam pensar em palavras de várias categorias (nomes próprios, frutas, animais, cidades, partes do corpo humano etc.) começadas por aquela letra. Se as crianças são pequenas, pode-se brincar trocando a escrita pela fala.

 #2 ESCONDE-ESCONDE

Para grandes ou pequenos, essa brincadeira é garantia de diversão e alegria. Os móveis servem de esconderijo perfeito para quem vai brincar dentro de casa.

 #3 OS ANIMAIS

Nesse jogo, um adulto comanda, dizendo qual animal a criança deve imitar, como “o sapo pula” ou “o cachorro late”. É uma brincadeira que pode ser feita com crianças bem pequenas, de 3 anos, por exemplo.

 #4 ADIVINHAÇÃO

Brincar de adivinhar com os pequenos também é uma atividade educativa. Os pais podem descrever características de alguém, de um animal ou de um objeto e estimular a imaginação das crianças.

 #5 CAÇA AO TESOURO                                                                             

Nessa brincadeira, os pais escondem algum objeto para as crianças procurarem. É  na hora de elas usarem a imaginação e até se fantasiarem para a caçada, se houver um tempo maior. Que tal vestir a meninada de pirata, por exemplo? As fantasias podem ser montadas em casa mesmo, com acessórios simples, como lenços, chapéus e óculos coloridos.

 #6 ESTÁTUA

Aqui você só precisa de uma música para fazer a diversão da criança. Coloque um som para que ela dance. Depois, Dê uma pausa na música- nesse momento a criança precisa ficar parada igual a uma  estátua.

#7 MÍMICA

Não pode soltar um pio! A mímica ajuda as crianças a expressarem mensagens e pensarem maneiras criativas de passa-las, além de exercitar a capacidade motora e intelectual dos pequenos.

  

FONTE: Revista Canguru 

MATRÍCULAS ABERTAS

• BERÇÁRIO
• EDUCAÇÃO INFANTL

SOBRE O CEIR

 

Opte por um Berçário e uma Escola infantil Humanista, que ensina Ética, Moral e Valores, no dia a dia, para a vida e para o mundo...

INFORMAÇÕES

Telefones:
(31) 3441-5142 | (31) 3494-3646

e-mail:
contato@ceir.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: 7h às 18h

Endereço:
Rua Sebastião Nepomuceno, 17, Bairro Itapoã, Belo Horizonte - MG

INSCREVA-SE

COMO CHEGAR

COPYRIGHT © 2019. CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.